Minimalismo com um algo amais

Quando fizemos um resumo das tendências para o próximo verão apresentadas nas temporadas internacionais, falamos que o minimalismo vinha para destronar o decorativismo que imperou nas últimas temporadas. Assim, sem entrar em detalhes, não explicamos bem que minimalismo é esse que viria para esfriar o nosso verão. Na verdade, o minimal dessa vez nem é tão frio assim, ele vem aquecido por um “algo a mais”.

Depois de ter a sua fórmula usada a exaustão por marcas como Céline, Calvin Klein e Chloé, o minimalismo resolveu aparecer repaginado pelas mãos de novos criadores. Balenciaga, Givenchy e Dior, nomes que não costumam se relacionar com o estilo, aparecem como mentores desse novo minimal. A essência do minimalismo que nós já conhecemos segue firme e forte: cartela de cores concisa (preto e branco predominam, como já falamos aqui), modelagens inspiradas na arquitetura e formas retas. Mas o minimal da vez passa longe da austeridade e ganhou um toque de feminilidade e sensualidade que fez toda a diferença.

As marcas que investiram na tendência, apostaram nos mesmos temperos: pontuaram suas coleções com pele à mostra em recortes estratégicos e transparências, e acrescentaram babados e tecidos leves para amenizar a rigidez do estilo e deixá-lo com mais cara de verão. O resultado é uma moda que contrasta formas limpas com detalhes delicados, tecidos estruturados com leves transparências e silhueta seca com sensualidade sutil.

A leitura mais interessante veio de Nicolas Ghesquière, que em sua última coleção para a Balenciaga promoveu um inusitado encontro entre dançarinas de flamenco e o novo minimal. A combinação resultou em looks estruturados de saias e blusas croppeds, com a rigidez quebrada por babados que sobem pela perna, como na imagem abaixo, seguida pelas versões de Givenchy, Calvin Klein, Margiela e Theyskens Theory.

novo-minimalismo-balenciaga-pink-about-it2-682x1024 novo-minimalismo-calvin-klein-pink-about-it2-681x1024 novo-minimalismo-givenchy-pink-about-it2-682x1024 novo-minimalismo-margiela-pink-about-it2-682x1024 novo-minimalismo-theyskens-theory-pink-about-it2-681x1024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *