O que a Burberry tem?

Se eu tivesse que escolher apenas uma marca para patrocinar meu closet, e eu não pudesse vestir nenhuma outra além dela, a escolhida seria a Burberry. Não seria uma decisão fácil, visto que a eleita deveria ter peças que se adequassem a todas as situações do meu dia, mas acredito que a Burberry preencheria todos os requisitos com louvor. Essa é apenas uma suposição boba, claro, afinal o meu guarda-roupa ainda não está sendo disputado por marca nenhuma, mas demonstra o quanto a Burberry “fecha comigo” – e deve fechar com você também.

E por quê? Porque a marca consegue ser fiel a uma tradição de mais de 150 anos, ao mesmo tempo em que se mantem totalmente atual. Para vocês terem uma ideia, a Burberry começou como uma pequena loja de roupas em 1856, criada por Thomas Burberry em Hampshire, na Inglaterra. O trench coat, peça icônica da marca e sem a qual eu não vivo, foi criado em 1914, quase cem anos atrás, e segue sendo até hoje o carro chefe de todas as suas coleções. Parece estranho que uma marca consiga desenvolver, temporada após temporada, coleções diferentes tendo como base a mesma peça, mas a Burberry consegue e o trench coat aparece renovado e ainda mais desejável a cada estação.

Nem sempre foi assim, claro. Até 1997, a marca vendia os mesmos casacos do início do século, com o mesmo forro xadrez, o mesmo guarda-chuva… Até que uma mudança no comando da empresa fez com que os arquivos fossem remexidos e desempoeirados e os clássicos da marca fossem reinventados. O resultado foi a expansão do público e o aumento das vendas: os clientes mais velhos seguiram fiéis e os mais jovens foram atraídos pelo status chic cool da marca. Além disso, a empresa ampliou seu mix de produtos e hoje conta com linhas que atendem às mais diversas necessidades, estilos e bolsos, sem perder o caráter urbano e contemporâneo da marca.

Um recente projeto intitulado Art of the Trench, celebra o estilo de vida pregado pela marca e que é perfeitamente representado pelo trench coat: é elegante, descontraído e versátil. No projeto, fotógrafos de diversas partes do mundo foram convidados a clicarem personalidades dos seus países vestindo seus trenchs da marca. Separei algumas das melhores imagens para provar que não importa o sexo, a idade ou o estilo, a Burberry combina com todo mundo:

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