Do backstage à passarela: Carlos Bacchi – Donna Fashion Iguatemi

Carlos Bacchi

Sabe aquela música do Lulú (Santos) “eu vejo um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera”? Pois enquanto eu pensava aqui, no escrever a respeito do Carlos Bacchi, essa música fica tocando na minha cabeça.

Loucuras à parte, faz todo o sentido. O Carlos Bacchi faz parte do que acredito ser uma nova geração de profissionais de moda e do que seja o seu futuro (ou o caminho mais promissor).

Alguém que enxerga que sucesso é igual a pesquisa, estudo e trabalho duro. Que se inspira não apenas nos produtos dos renomados estilistas, mas na sua forma de trabalhar. Que está sempre buscando melhores formas de representar, na sua criação, o lugar em que vive e que é sua inspiração.

Em sua quarta coleção, Carlos desfilou neste Donna Fashion Iguatemi a marca que leva seu nome e foi uma linda surpresa.

Confere aí o “papo” que a gente bateu com ele, e nossa cobertura do backstage à passarela.

Nome: Carlos Bacchi Filho
Idade:24 anos
Essa é sua primeira coleção?
Não, está é a quarta. A primeira foi a Chamalote, que comercializei para amigas. A segunda, Lineum, vendi na Loja Pandorga e a terceira chamada Gobelin está a venda na loja Lua Galeria Pop Up Store.

Como surgiu o convite para participar do projeto EntreMeios?
Atraves da Débora. Ela conheceu meu produto e acabou rolando o convite para a seleção do Entremeios.

A marca já atua no mercado? Em caso positivo onde, e como podemos encontrá-la?
Sim. Hoje, vendo na Lua Galeria e no meu atelier, em Ana Rech, Caxias do Sul.
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Você tem um trabalho autoral, produzindo peças exclusivas e com materiais delicados. Como é a pesquisa para a escolha desses materiais?
A procura por novos materiais não da trégua. Visito regularmente várias lojas, armarinhos, representantes. Quando viajo, é uma das principais atividades. Minhas paixões são fibras naturais e técnicas artesanais, tanto de tecelagem como tingimentos. Esse tipo de materiais sempre terá minha preferencia.

Segue alguma linha para inspiração de suas peças? Quais?
Sim. A natureza é minha constante inspiração. Adoro plantas e animais, suas cores e formas. Paisagens. O lugar que vivo me serve diáriamente como inspiração, e tento refletir no produto todos os aspectos destas sensações.

O que você acha que está faltando na moda feminina brasileira?
Essa é difícil. Faz menos de um ano que tenho minha marca, e meu trabalho e reconhecimento ainda é regional. Comparando com tudo que vi no tempo em que morei fora, só me resta responder investimentos.
A forma como se ve a moda aqui no Brasil ainda está em desenvolvimento – não só a moda, o país como um todo. Vemos pelas campanhas, pelas semanas de moda, pelas apresentações e até mesmo pelas coleções que ainda temos um pé no freio. O investimento na moda aqui é contido, talvez por uma questão cultural.

Você se inspira em outras marcas/estilistas para suas criações?
Tenho vários ídolos na moda. Olho todos os desfiles, todas as coleções, baixo todos os videos e estudo bastante. Não me inspiro nos produtos apenas, mas na forma de trabalhar. Do pouco que já vivi e aprendi, admiro muito Miuccia Prada pelo processo de desenvolvimento das coleções, tanto para Prada como Miu Miu. Ninguém na moda entende o mundo, política e história como ela.Quanto a produto, técnicas e modelagem, nao posso deixar de citar Alexander McQueen, Gareth Pugh e Lanvin como meus prediletos. Proenza Schouler também, acho demais.

O que pensa para a marca no futuro?
Meu maior desejo atual para a marca é manter o que já está acontecendo. Aos poucos, consigo desenvolver todas as minhas vontades e trabalhar apenas com o que me faz feliz. Não tenho pretensões muito grandes, e não vou “dar o passo maior que as pernas”. Quero que a marca seja reconhecida pela qualidade e quero ser merecedor do que eu conquistar.

No backstage:

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e por fim, na passarela:

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