Desvendando a bossa carioca

Já revelei o meu amor por Paris e pelo estilo das parisienses, mas a verdade é que o meu coração é grande e nele cabem muitas paixões. Além de Paris, também sou completamente apaixonada pelo Rio de Janeiro e pelo lifestyle carioca.

Não sou nenhuma rata de praia, não curto esportes radicais, nem sou uma sumidade no samba, mas há algo no ar dessa cidade – e no estilo dos seus habitantes – que me encanta. Talvez seja a chamada “bossa”, o equivalente carioca ao je ne sais quoi parisiense. Mas, afinal, que bossa é essa? O que é esse algo a mais que torna o estilo das cariocas tão único?

Para entender o estilo de se vestir dos cariocas, é preciso antes entender o seu estilo de vida. Ruy Castro, jornalista e escritor, diz que “por esse jeito de ser do carioca, leia-se, entre outras, uma recusa quase carnívora a se levar muito a sério, uma combinação de tédio e deboche diante de qualquer espécie de poder e, não por último, uma joie de vivre que desafia os argumentos mais racionais”.

Esse jeito de ser está representado na maneira como a carioca se veste. Descontração, cores e estampas são palavras-chave nos seus looks. Ela é livre e demonstra isso nas suas roupas: nada de salto ou peças justas demais, o conforto está acima de tudo. Mas não pense que a sua sensualidade fica para trás em nome desse conforto. A carioca sabe como ninguém aliar as duas características. E, assim como a parisiense, o seu principal segredo está em criar uma moda própria, totalmente sintonizada com a vida que leva e com a cidade em que vive.

Para nós, não-cariocas, resta olhar, admirar e se inspirar. E para quem deseja adicionar um pouquinho de bossa ao seu estilo, há esperança, pois – segundo Ruy Castro – “um carioca jamais poderá ser suíço, mas talvez até um suíço possa se tornar carioca, se o Rio tiver tempo para seduzi-lo e, no bom sentido, corrompê-lo”.

carioca-rioetc-pink-about-it-01

carioca-rioetc-pink-about-it-02

carioca-rioetc-pink-about-it-04

carioca-rioetc-pink-about-it-05

carioca-rioetc-pink-about-it-06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *